Visão computacional e suas aplicações

Da segurança eletrônica à inspeção de processos industriais, conheça o potencial desse ramo da Inteligência Artificial

Do ano do surgimento do termo Inteligência Artificial, tornando-a um campo de pesquisa, até os dias atuais, são cerca de 70 anos. Pouco tempo e uma enorme evolução desde o Teste de Turing.

Em 2022, os gastos globais com Inteligência Artificial atingiram US$ 118 bilhões, de acordo com pesquisa do IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide. A previsão é que, em 2026, os gastos ultrapassem US$ 300 bilhões.

A Inteligência Artificial é o campo da ciência que estuda e desenvolve soluções para que máquinas realizem atividades humanas de maneira autônoma, simulando funções cognitivas do ser humano. Vários braços de pesquisa já surgiram a partir dela, como a robótica, o machine learning, reconhecimento de voz e visão computacional, que simula a visão humana e suas funções.

O que parecia ficção científica há poucos anos, hoje proporciona a muitas organizações mais produtividade e precisão, uma vez que máquinas percebem variáveis, fazem análises e tomam decisões, agregando valor aos dados e otimizando processos.

Visão computacional: as máquinas que enxergam

Quando o assunto é tecnologia, parece não haver limites. Novos dispositivos são criados a todo momento e são cada vez mais refinados em sua capacidade de desempenhar funções de análise e tomada de decisão sem a interferência humana.

A visão computacional não é necessariamente uma novidade, mas é um dos ramos da inteligência artificial com capacidade de raciocínio: dispositivos que “enxergam”, interpretam imagens em tempo real e tomam decisões.

Para cumprir o seu papel, a visão computacional precisa de: câmera de monitoramento adequada, algoritmos (de processamento de imagens, de aprendizagem profunda, etc.) – aqui está a inteligência aplicada – e hardware para processar as informações e se comunicar com os demais sistemas necessários.

Muito utilizada no setor de segurança eletrônica, a visão computacional analisa as imagens de câmeras de monitoramento, interpreta, agrupa em categorias e alerta quando identifica alguma anomalia ou situação fora dos padrões pré-estabelecidos.

Durante o auge da pandemia de Covid-19, as câmeras conseguiam detectar quem estava usando máscara em um determinado ambiente, assim como identificavam aglomerações, por exemplo. Automatizar o reconhecimento e o acesso de pessoas autorizadas à determinada área restrita, identificar comportamentos suspeitos e inspecionar o uso correto de equipamentos de proteção individual são alguns outros exemplos de aplicação.

Mas você deve estar se perguntando: essas verificações poderiam ser feitas por qualquer ser humano, correto? Sim e não. Em um espaço amplo, com vários ambientes para monitorar ou com grande fluxo de pessoas, situações como as descritas anteriormente poderiam passar despercebidas por olhos humanos. Com a visão computacional, análises podem ser feitas em grande escala, em milésimos de segundo, sem interferências ou limitações como cansaço ou distrações.

Soluções além da segurança eletrônica

O potencial da visão computacional não se restringe a sistemas de segurança eletrônica. Muitas áreas são beneficiadas com sua aplicação, entre elas:

Agricultura: Desde uma simples contagem de gado, suínos ou aves até determinar o estado físico do animal e suas condições de saúde. A visão computacional pode ser usada ainda na detecção de pragas nas plantações ou para acionar automaticamente sistemas de irrigação.

Indústria: Inspeção em máquinas, estruturas e processos, garantindo qualidade para as operações, são alguns exemplos de aplicação. Ainda, a visão computacional pode auxiliar em contagem de peças, rastreamento e acompanhamento de linhas de produção, identificando possíveis gargalos ou atitudes fora dos padrões, atuando ativamente na prevenção de perdas no setor industrial.

Logística: Drones já são parceiros do setor para monitoramento aéreo de centros de distribuição, acompanhando acesso de veículos, bem como nas rodovias, fazendo varredura em determinadas rotas. Câmeras são instaladas dentro e fora dos veículos para, além de identificar ações criminosas, alertar sobre o comportamento do motorista.

Construção Civil: É possível estar um passo à frente na prevenção de acidentes e furtos, inspeção do uso correto de equipamentos de proteção individual e ainda no controle de acesso à obra com a visão computacional. Esse acompanhamento permite monitorar a entrada e a saída de colaboradores, terceiros e fornecedores, mitigando perdas e incidentes no canteiro de obras.

Energia: Os custos da interrupção no fornecimento de energia podem representar grandes perdas para as concessionárias e para os consumidores. A visão computacional permite atuar preventivamente, entregando mais eficácia ao setor elétrico. Aplicações em segurança perimetral e de equipamentos mais efetiva, evitando vandalismo em torres e linhas de transmissão são algumas possibilidades oferecidas ao setor.

Varejo: As possibilidades para o setor varejista são imensas. Além de prevenir e identificar roubos e furtos, a visão computacional também permite visualizar oportunidades de melhoria para o setor de atendimento e vendas. Exemplo disso são os mapas de calor, contagem de pessoas e tempo de espera, que entregam respostas para agilizar os atendimentos ou otimizar layout e distribuição de produtos nas lojas.

Para saber mais sobre as soluções da Wesafer, entre em contato com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *