Portaria remota: mais segurança para condomínios

A portaria remota já é um recurso bem comum em condomínios residenciais e empresariais, seja em grandes centros urbanos ou em cidades menores. Isso porque o tema segurança é a pauta principal quando se fala no controle de acesso. 

Mesmo popular no uso, a portaria remota ainda traz muitas dúvidas para quem administra e para os condôminos. 

O que é portaria remota? 

A portaria remota é uma alternativa externa para controle de acesso via internet que possibilita ter equipe em tempo integral à distância. A liberação da entrada pode ser feita por meio de recursos tecnológicos que incluem biometria, reconhecimento facial ou digital, comando de voz, leitura da íris ou  tags, por exemplo, sem a necessidade de um porteiro físico. 

Todo o processo é executado por meio de uma central de monitoramento, operada a partir de câmeras, em um sistema totalmente integrado. Os profissionais que ficariam na portaria do condomínio são substituídos por outros que atuam nesta central e serão responsáveis por liberar ou bloquear a entrada. 

Para que a pessoa tenha a entrada liberada na central, é preciso ser feito um cadastro prévio pelo condomínio de acordo com a tecnologia escolhida para o controle de acesso. No caso de uso de tags, o condômino deverá ter uma tag cadastrada em seu nome para ter a entrada liberada via central de monitoramento, por exemplo. 

O sistema de videomonitoramento pode ser configurado para armazenar todos os dados para acesso a partir de um servidor físico ou virtual, a qualquer momento, de acordo com as permissões do administrador.

Vantagens  da portaria virtual 

Segurança

A eliminação da presença humana na portaria é um dos dificultadores para casos de invasão, já que não há pessoas no local que possam ser rendidas. As tentativas de acesso à força podem ser identificadas pelo sistema, por meio dos sensores e câmeras, que ao confirmar, emitem um aviso para a força policial da região. 

Disponibilidade

Por ser um ambiente de controle remoto, sempre há um profissional presente para atuar no atendimento, ou seja, a portaria não fica descoberta, pois os funcionários atuam em esquema de revezamento. 

Redução de liberação com erro 

O monitoramento à distância, elimina o contato direto com pessoas. Sendo assim, ele não pode liberar pessoas que, mesmo conhecidas, não possuem autorização de acesso.  

Otimização de valor do condomínio

O controle de acesso remoto, por não ter a presença física de um porteiro,  elimina os encargos trabalhistas obrigatórios, que são parte onerosa do valor pago pelo condômino. 

Quer saber mais sobre como a Wesafer? Entre em contato com nosso time e conheça outras tecnologias inovadoras desenvolvidas para garantir a segurança e contribuir para os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *