Inteligência Artificial e as soluções para a segurança eletrônica

5 perguntas que podem ser respondidas facilmente quando você tem IA aplicada às imagens das câmeras de monitoramento

Muito além da captação de imagens. Faz tempo que as câmeras de segurança deixaram de fazer somente essa função básica. Aliás, se o seu sistema de monitoramento te entrega apenas isso, é hora de ligar o alerta.

A Inteligência Artificial (IA) transforma a simples ação do videomonitoramento em análises, alertas em tempo real e relatórios com informações valiosas para a tomada de decisão. Tudo isso com agilidade e precisão. Quando sua empresa otimiza o sistema de câmeras com IA, consegue obter respostas que podem ser fundamentais para a melhoria da gestão e dos resultados, bem como para a prevenção e redução de riscos.

Mas “quais respostas” seriam essas? Vai depender das perguntas que a sua empresa precisa fazer para garantir a segurança dos ambientes, produtos e pessoas. Alguns exemplos você confere a seguir:

  1. Quantas pessoas entraram ou tentaram entrar na empresa/prédio/fábrica/centro de distribuição sem autorização?

Quando o acesso de pessoas e veículos é monitorado por sistemas de câmeras com Inteligência Artificial, é possível saber qual quantidade de tentativas de acesso sem autorização foram feitas, seja diariamente, semanalmente ou em outro período pré-determinado. Também é possível identificar os dias e horários em que as tentativas ou acessos aconteceram e se foram dentro ou fora do horário permitido. Com base nessas informações, fornecidas por meio de relatórios gerados rapidamente, é possível realizar análises e tomar decisões mais precisas, como, por exemplo, reforçar a segurança em determinados horários e dias.

  1. Os EPIs estão sendo utilizados pelos colaboradores?

Em um canteiro de obras, o uso de EPIs é um dos pontos fundamentais para evitar acidentes de trabalho. Além disso, é importante que o EPI seja usado da forma correta. A Inteligência Artificial, quando aplicada às imagens das câmeras, consegue reconhecer padrões de comportamento, identificando se algum colaborador está sem algum equipamento ou se está usando de forma inadequada. Nesses casos, alertas podem ser emitidos para o responsável da obra solucionar o problema. Ainda, é possível verificar, dentro de um determinado período, quais EPIs apresentaram mais resistência ou problemas no uso, bem como quais colaboradores tiveram mais ocorrências.

  1. Quais setores da loja são mais visitados?

Mapa de calor e contagem de pessoas são apenas algumas das possibilidades das câmeras de monitoramento com IA. No caso de supermercados, centros atacadistas e lojas de departamentos, por exemplo, o mapa de calor permite identificar os locais onde há maior fluxo de pessoas, possibilitando analisar e traçar estratégias de marketing e vendas. A contagem de pessoas pode mostrar a necessidade de trocar determinado produto de lugar, seja devido a aglomerações naquele setor ou para proporcionar mais visibilidade. Como resultado: produtos importantes mais bem posicionados e aumento nas vendas.

  1. Quantas vezes pessoas com comportamento suspeito foram identificadas?

O software de Inteligência Artificial, assim como o ser humano, aprende e entende quais comportamentos são normais e quais não são. Caso alguém com comportamento suspeito ou indevido seja identificado por videomonitoramento inteligente, um alerta é emitido em tempo real, permitindo que a equipe de segurança possa acompanhar ou até intervir, evitando uma provável ocorrência. Por meio de relatórios, é possível ainda ter acesso aos locais e períodos em que esse tipo de anomalia mais aconteceu, permitindo planejar ações preventivas.

  1. Qual a recorrência de falhas no processo produtivo?

A IA pode ser treinada para uma infinidade de ações. Ela age de acordo com padrões ensinados previamente e pode aprender novos padrões. Em uma indústria, o controle de qualidade pode ser otimizado com monitoramento e Inteligência Artificial. É possível, por exemplo, criar alertas para indicar quando uma caixa não contém todos os itens necessários ou quando uma peça ou produto contém alguma anomalia visível. Por meio de relatórios, obtém-se informações sobre a recorrência de falhas em determinado período, possibilitando ações corretivas e planejamento de ações preventivas. O resultado é a agilidade na identificação dos problemas e redução de custos com devoluções ou perdas. Tudo isso com IA e videomonitoramento, tecnologias que estão entre os pilares da indústria 4.0.

A Wesafer é uma empresa de tecnologia para segurança eletrônica, com 24 anos de atuação no país. Atende clientes com integração de sistemas e implementação de soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial. Para saber mais sobre as soluções que podem fornecer melhorias nos processos de sua empresa, entre em contato com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *