Central de monitoramento própria ou terceirizada?

Nem toda empresa precisa de uma central de monitoramento. Ela se faz necessária para corporações que atuam na área de segurança eletrônica, monitorando dezenas de câmeras e alarmes de diversos clientes diariamente, ou companhias com grande quantidade de ambientes, pessoas, processos e objetos para acompanhar.

Background image of man looking at surveillance camera feeds at computer screens in security and monitoring center

Se esse é o caso de sua empresa, ou seja, foi identificada a necessidade de ter uma central  de monitoramento, vem a dúvida: terceirizar esse espaço e a prestação de serviços ou montar uma estrutura própria e assumir toda gestão operacional?

Organizamos a seguir uma série de informações que irão ajudar você na hora de tomar uma decisão.

Para que serve e como funciona uma central de monitoramento?

O grande objetivo das centrais de monitoramento é reunir em um único lugar dados extraídos a partir de diversos equipamentos de segurança. Essas informações vêm em forma de alertas ou por meio da observação dos operadores, indicando que foi detectada alguma situação fora dos padrões de normalidade preestabelecidos.

A partir daí, profissionais qualificados que estão na central checam a ocorrência e iniciam os protocolos de segurança adequados para conter ou reverter o problema. Eles não precisam estar presentes fisicamente na área do incidente, podendo trocar informações ou até acessar outros ambientes do local monitorado remotamente.

Entre os benefícios das centrais de monitoramento está a facilidade de comprovar determinadas situações. Isso ocorre porque os dados captados a partir dos dispositivos de segurança estão em um único lugar, tornando mais simples e rápida a sua localização.

Outro ponto de destaque das centrais de monitoramento é que elas não descansam,  funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

A estratégia certa pode evitar prejuízos

Adotar uma central de monitoramento, seja ela própria ou terceirizada, vai muito além do orçamento envolvido na implementação.  Para muitas empresas, é algo estratégico e com impacto direto nos resultados.

Uma ocorrência tratada de maneira adequada e rápida, por intermédio de uma central com profissionais qualificados, pode evitar muitos transtornos, como possíveis paralisações nas operações e até mesmo prejuízos financeiros.

Além disso, as centrais têm como premissa indispensável serem ambientes protegidos, cujo acesso é permitido somente a pessoas previamente autorizadas e que estão focadas em agilizar a solução de um eventual problema. Desta forma, o conhecimento das ocorrências fica restrito a um grupo preparado, prevenindo a disseminação de informações que devam permanecer em sigilo.

Conheça agora algumas vantagens e desvantagens de cada modelo de central de monitoramento. Elas serão muito úteis para você definir qual tipo é mais adequado para o seu negócio.

Central de monitoramento própria

Vantagens:

  • Autonomia, uma vez que sua empresa tem a solução completa dentro de casa;
  • A equipe de trabalho estará sob sua gestão, tornando mais ágil algumas verificações, geração de relatórios ou intervenções quando necessário.

Desvantagens:

  • Alto investimento inicial com aquisição de equipamentos, softwares, servidores e demais recursos da infraestrutura de TI necessários em uma central de monitoramento;
  • Custo mensal elevado com recursos humanos, uma vez que a operação em uma central precisa ser ininterrupta, inclusive nos fins de semana e feriados;
  • Investimento constante em capacitação dos operadores, visando garantir uma equipe preparada para lidar com as ocorrências;
  • Dedicação e tempo para lidar com a gestão operacional de uma central de monitoramento.

Central de monitoramento terceirizada

Vantagens

  • Você não precisa se preocupar com investimento na infraestrutura, seja de equipamentos, softwares e licenças. Toda essa parte “pesada” fica por conta da empresa contratada para implementação da central de monitoramento;
  • Os custos com a equipe operacional da central, bem como os treinamentos para garantir a eficiência nas entregas, também ficarão a cargo da contratada;
  • Flexibilidade e agilidade na escalabilidade dos recursos da central de monitoramento, caso necessário;
  • Foco maior no core business de sua empresa, uma vez que a gestão operacional da central será responsabilidade da contratada;
  • Acesso periódico detalhado a históricos e relatórios periódicos sobre as anomalias detectadas e os atendimentos. Isso permite uma análise aprofundada do cenário para tomadas de decisão mais eficazes.

Desvantagens

  • Há dependência da empresa contratada para repasse de informações de modo geral, desde solicitações de relatórios até detalhes sobre anomalias detectadas;
  • A gestão dos profissionais da central que atendem sua empresa – assim como preparação e treinamentos – ficam sob responsabilidade da contratada.

Centrais de monitoramento inteligentes

Após a definição do seu modelo de central de monitoramento, um importante upgrade é a integração de Inteligência Artificial (IA) aos equipamentos.

Ao implementar soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning, torna-se mais fácil e segura a identificação e a notificação de anomalias. A detecção de determinadas ocorrências se dará de forma autônoma e acontecerá mesmo se, eventualmente, nenhum operador estiver olhando para o monitor que gerou o alerta.

Para implantar IA, é possível aproveitar o legado já existente, não havendo necessidade de troca dos equipamentos de segurança. Basta atualizar os softwares e integrar o sistema à Inteligência Artificial customizada para a operação. As vantagens são inúmeras:

  • Redução de custos, uma vez que será necessário um número menor de monitores e operadores na central;
  • Atividades de segurança otimizadas, já que os alertas para as anomalias preestabelecidas serão automáticos;
  • Monitoramento constante e altamente preciso, facilitando a análise dos acontecimentos;
  • Central de monitoramento mais eficaz.

Se ainda tem dúvidas sobre a implementação de sua central de monitoramento ou como tornar sua central inteligente com as soluções baseadas em IA, entre em contato com nosso time de especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *